19/05/11

A Bênção com que contam

A Igreja sempre se uniu aos estudantes neste dia fundamental. Neste ano, em particular, dirige-se àqueles que se abalançam numa incerteza sem precedentes

Foram milhares os finalistas que nas últimas semanas se vestiram a rigor para receber a Bênção dos seus Bispos, um pouco por todo o país. Em catedrais repletas, adros e outros locais públicos, ali se revigoram em esperança e entusiasmo.

Dia inesquecível na vida de muitos, interiorizam-na como a passagem para um novo ciclo, em ambiente de festa e muita emoção. De paixões fáceis, repletos de sonhos, que procuram hoje a sabedoria de toda uma vida ainda por viver, anseiam com legitimidade a realização. Mas será esta, mais do que qualquer outra, uma Bênção ao futuro incerto?

A Igreja sempre se uniu aos estudantes neste dia fundamental. Neste ano, em particular, dirige-se àqueles que se abalançam numa incerteza sem precedentes.

Com sentimentos de fé e esperança, mensagens de coragem e incentivo, apelos à confiança e persistência, muitos foram os prelados que recordaram o atual estado do país, não escamoteando as circunstâncias em que aqueles jovens iniciam o seu caminho, na insegurança do futuro, na magreza dos recursos.

Três apelos essenciais, assertivos e plenos de atualidade, merecem especial reflexão: o contributo de cada um para o bem comum, na procura da valorização individual em benefício de todos; a persistência da ousadia, capaz de se impor por uma convicção juvenil, que importa preservar; e, bem entendido por todos, a intervenção realista na procura de soluções, pela criatividade e empreendedorismo.

A Bênção une-os, pois, num desejo comum, de agradecimento, de apelo à coragem, de estímulo num desempenho idóneo. Incentivo de fé, que confere ao momento a sua dimensão cristã, muitos são os que vivem a Bênção pela tradição, mais do que pela convicção. Mas nem por isso ela perde o sentido. Sobretudo no atual contexto, é pois esta a Bênção com que contam, que os estudantes acolhem no compromisso com Deus, rogando-Lhe para cada um e para o futuro de todos.

Sandra Costa Saldanha




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial