30/11/10

O Advento da esperança

Longa é a noite e a madrugada não rompe.

Já nos cansamos de discursos, análises, críticas, explicações e promessas. Ainda não deslindamos por inteiro as causas visíveis e invisíveis, próximas e distantes de todo este desencanto que nos invade, espécie de Inverno sem sinais de vida. Nem sabemos bem onde estão os erros mais básicos nesta aritmética que não sabe multiplicar os bens e dividir os males.

Já percebemos que quase tudo nos pode acontecer.Com a humilhação de termos estado prestes a ser um país moderno, civilizado e desenvolvido. Tudo parece cair ao mesmo tempo. A pobreza já não se envergonha como dantes. Estala nos protestos expressos em todos os recantos. Cada vez é maior o número dos que se consideram desabrigados, sem capacidade para o sonho médio de há uns tempos atrás: uma casa condigna, um carro, televisor, electrodoméstico, computador, máquinas disto e daquilo, gelados e congelados em abundância…

Não longe daqui estará o problema. Quase tudo foi multiplicado luxuriosamente. Adquiriram-se hábitos, contraíram-se empréstimos, dívidas, vícios, estilos, padrões insustentáveis que a tão falada crise veio revelar. Enganámo-nos na medição da nossa estatura.

E por aqui andamos, atordoados, sem saber bem como e quando tudo isto vai acabar. E quem vai escapar deste vendaval sem ter de mudar de vida e experimentar uma austeridade dura e crua de renúncia a muitos teres e haveres porventura essenciais a uma existência de qualidade.

Independentemente da saída técnica da crise temos de reaprender a viver.Com a renúncia, a austeridade, a procura quotidiana do essencial e a renúncia ao supérfluo. E medir bem o lixo - o que se deita fora e o que se guarda - esse montão diário que é o pão do diabo mal amassado, fruto impuro do nosso esbanjamento. Tudo isto associado ao trabalho, que se não faz, ao tempo que se desperdiça, ao engano que pode constituir ter sobre a mesa o pão sem suor, as fortunas sem mérito, as contas engordadas pelo jogo de mercado e pela sorte que gera fortunas. E com os mais frágeis a perderem continuamente no encalço dos bens.

Este Advento pode significar uma peregrinação interior à comunidade que somos. Para nos acender a esperança mesmo quando todos os caminhos parecem bloqueados. Que seria dos trinta homens da mina de S. José sem a Esperança?

António Rego




VER [+]

23/11/10

Luzes

Nesta situação, surge a oportunidade de voltar ao essencial, ao que está no coração de cada acontecimento

Os tempos são de pouca luz. A crise, essa sombra persistente que teima em acompanhar o quotidiano dos portugueses, obriga sistematicamente a cortes, cada vez mais cortes, e é sem surpresa que vemos chegar essa lógica à celebração do Natal.

Naturalmente, nenhum dos que durante tantos anos criticou a progressiva comercialização e até folclorização de uma festa tão importante para a fé cristã pode vir agora lamentar algum esvaziamento nas decorações das ruas ou a quebra das vendas nesta quadra, depois de tanto se ter apontado o dedo à febre consumista pré-25 de Dezembro.

Cada um é convidado a esvaziar o lixo que foi acumulando à volta desta celebração e a dispensar tudo o que é supérfluo, para ir ao encontro da diferença, da luz que não tem preço e que, por isso, não se apaga. Tudo o resto tem de regressar ao seu verdadeiro lugar e, se for esse o caso, desaparecer.

Nesta situação, surge a oportunidade de voltar ao essencial, ao que está no coração de cada acontecimento e, sobretudo, do Acontecimento: o nascimento de Deus, feito homem entre nós.

Faltam ainda várias semanas e, simbolicamente, Bento XVI convocou a Igreja para iniciar o tempo litúrgico de preparação para o Natal com uma vigília pela vida nascente, a mais indefesa, aquela que não se vê ou que não se quer ver. No fundo, fala-se também de um regresso ao essencial, do reconhecimento da humanidade que existe no próximo, independentemente da situação em que se encontre.

Este é um exercício fundamental no nosso quotidiano e pode servir, sem dúvida, para iluminar dias tristonhos e atabalhoados, em que somos constantemente atropelados pela velocidade dos actos e das palavras, mesmo aquelas que não são ditas.

Curiosamente, por estes dias, é de outra luz, a «Luz do mundo», de que se fala. Do que Bento XVI disse ou não sobre os mais diversos temas, das revoluções amplamente saudadas ainda que não o sejam. Mais uma vez, o essencial aqui é diferente: é a oportunidade de nos encontrarmos com este Papa, pelas suas palavras, com um pensamento que é e será referência para a teologia católica.

As surpresas, como é evidente, estão onde menos se espera. Assim se faça luz.

Octávio Carmo



VER [+]

16/11/10

Ouvir o Padre Américo

Hoje, cresce a ambição de resolver os problemas a partir do local onde quase todos nascem: o escritório

Foi com surpresa que, no meio do trânsito, ouvi a voz do Padre Américo.

Na rádio pública evocam-se, nos "27 mil dias de rádio", os 75 anos de emissões. Entre os muitos registos que agora se voltam a ouvir, os arquivos da RDP guardam alguns minutos com a voz do fundador das Casas do Gaiato.

São gravações de 1946. Não identificam as circunstâncias em que o Padre Américo falava entusiasticamente de projectos que levava por diante. Afirmava a urgência da iniciativa e a necessidade de se abrirem mais casas para acolher, educar e formar rapazes "sem nome" de meados do séc. XX.

"Muitos que batem à porta, não sabem identificar-se, não comeram nunca alimentos preparados ao lume, vêm totalmente despidos de hábitos humanos. São de terras de ninguém".

O tom penafidelense do Padre Américo coloca muita paixão na descrição daqueles que mereciam afecto. Revela ainda mais dedicação a uma obra que, como começa por dizer, "nasceu pequenina". Não por falta de recursos ou pouca ousadia. Mas porque é esse o "costume das coisas grandes". Diz, de uma só vez, o Padre Américo, com saber feito de muito trabalho desenvolvido: "A nossa obra nasceu muito pequenina, como é costume das coisas grandes".

Nesta circunstância, a voz do Padre Américo, ouvida pela rádio, não é pretexto para avaliar pedagogias ou episódios, os felizes e também os menos felizes, que fazem parte da história de 70 anos das Casas do Gaiato. Antes para fixar a determinação de Américo Monteiro de Aguiar, do Padre Américo, num projecto de ajuda muito concreto, capaz de devolver a merecida dignidade às histórias de vida que conheceram o seu ideal. Também àqueles que, pela sua influência, beneficiaram de actos efectivos de ajuda na freguesia, na proximidade.

Hoje, cresce a ambição de resolver os problemas a partir do local onde quase todos nascem: o escritório. Encontros multilaterais, grupos de 8, 10 ou 20 países e muitas cimeiras... Infelizmente para muito aparato, algumas conclusões e poucas consequências reais na vida das Nações e das relações entre elas.

Do Pe. Américo fica um modelo transformador da sociedade porque capaz de mudar pessoas, devolvendo-lhes dignidade, tornando-as obreiras de justiça.

Como em 1946 disse o Pe. Américo, depois de muita obra feita, também hoje é pertinente afirmar: "nós somos hoje uma palavra nova que se levanta em Portugal. Que todos os portugueses se levantem também..."

Paulo Rocha




VER [+]

09/11/10

Começou o Século XXI

A Sagrada Família não trabalha só o prodígio da altura. Nestes tempos, como dizia Pierre Bordieu, tão afunilados numa desvitalizante miséria simbólica temos aqui o dinâmico esplendor do símbolo

O Papa Bento XVI deu início, em Barcelona, ao Século XXI. Um dia comentar-se-á assim a primeira sagração que se fez de uma parte da catedral da Sagrada Família. Ainda faltam construir três quartos, as melhores previsões atiram a sua conclusão para 2025 ou 2030, mas o actual momento da obra, com a finalização e funcionalidade da nave central, coberta com um inesquecível céu de colunas arborescentes, representa a viragem há muito desejada.

Só para termos uma ideia. Notre-Dame de Paris tem duas torres mais a agulha do transepto. A Sagrada Família tem, neste momento oito torres, que nos próximos quinze anos, segundo o que está projectado, se converterão em dezoito. E as dez que faltam são ainda mais altas do que as existentes. A grande cúpula de São Pedro (os romanos chamam-lhe, para sublinhar o espanto, “il cupolone”) mede 137 metros. As belíssimas agulhas góticas da Catedral de Colónia (as mais altas da Europa) estendem-se numa vastidão de 157 metros. Ora, a torre central da Sagrada Família estará coroada por uma cruz a 170 metros do chão. A cruz terá 15 a 20 metros com quatro braços horizontais para assegurar, de qualquer ângulo donde se contemple, uma visão central.

E a Sagrada Família não trabalha só o prodígio da altura. Nestes tempos, como dizia Pierre Bordieu, tão afunilados numa desvitalizante miséria simbólica temos aqui o dinâmico esplendor do símbolo. Gaudí, «o arquitecto de Deus» como lhe chamam, idealizou a “sua” Sagrada Família com base no número 12, o número da Jerusalém terrestre, mas também o da Jerusalém do Alto (leia-se a impressiva descrição feita no capítulo 21 do Apocalipse). Gaudí não partiu de soluções pré-existentes, nem repetiu manuais. A sua arquitectura não tem apenas uma sensibilidade ao espiritual, tem a estrutura de uma visão e a profundidade de uma experiência mística. Gaudí mostra a grande Arte como oração intensíssima. E mostra amplamente aquilo que talvez já tínhamos esquecido: os homens do século XXI sabem ainda construir e amar catedrais.

José Tolentino Mendonça


VER [+]

01/11/10

O nosso Juízo Final

O facto é que para a nossa experiência de corpo, tempo e afecto, a morte tem sempre o tom de corte, fim, decomposição, repulsa, medo.

A festa de Halloween não é popular entre nós nem importa torná-la apenas por motivos de contestação. Vem dos Celtas, foi levada pelos colonos para a América e celebra-se numa mistura de mistério, fantasma, bruxaria e jogo infantil, exactamente na véspera de todos os santos. O seu próprio nome tem a ver com os santos. Foram as crianças que a tornaram mais popular não apenas pelos medos e fantasias de que se revestem nestes dias, mas porque é uma forma de se relacionarem com os adultos, espécie de pão por Deus, em estilo mais americano. Por cá vai-se fazendo festa de salão com os medos e surpresas de trajos exóticos. Ou porque a imaginação já não é muita para quebrar as rotinas.

Não longe deste todo está a morte com todas as imagens que despoleta, nos compostos de medo e esperança que também envolve os crentes e os cristãos. Nem se trata de duvidar do além ou de não ter esperança na ressurreição. O facto é que para a nossa experiência de corpo, tempo e afecto, a morte tem sempre o tom de corte, fim, decomposição, repulsa, medo. Se aqui pararmos. Porque, colocando-nos diante de Deus, um misto de esperança e receio nos invade: estamos bem, porque estamos nas mãos de Deus, e na sua mão direita “finalmente repousa o nosso coração”.Mas há contas a ajustar que nos deixam alguns temores: a balança da justiça onde seremos colocados para pesar o bem e o mal, o feito e o por fazer, o que fomos e o que podíamos ter sido, o que nos resta como dívida fruto do esbanjamento dos dons que Deus nos concedeu. Tudo isto é sério e verdadeiro. Jesus contou muitas histórias que descrevem a solenidade deste momento. Mas não deixou de nos dizer que a medida do olhar de Deus não é a nossa. E que a leitura última do Decálogo Lhe pertence e não aos legisladores deste mundo. E pelo que nos revelou do seu Filho dá-nos uma paz imensa a sua misericórdia incomensurável. Porque se Ele nos julgar “segundo as nossas faltas, quem se poderá salvar?”.

Em Novembro vivemos mais intensamente este mistério. E compreendemos que a nossa oração pelos que partiram apazigua esse juízo que em boa verdade todos tememos.

António Rego


VER [+]